Estandarte da PAEL    A Maçonaria      Fale Conosco     Home

Selos do Correio - Maçonaria      

MAÇONARIA

Quando a Sabedoria, a Força e a Beleza orientam as ações do homem


A Maçonaria é uma sociedade iniciática de objetivos filantrópicos, filosóficos, educativos e progressistas. Introduzida no Brasil no período colonial, destaca-se pela influência que exerceu nos movimentos políticos do século XIX.

A Maçonaria é uma sociedade iniciática de objetivos filantrópicos, filosóficos, educativos e progressistas. Introduzida no Brasil no período colonial, destaca-se pela influência que exerceu nos movimentos políticos do século XIX.

A primeira Loja Maçônica dirigida por um Venerável Mestre foi fundada em 1801, no Rio de Janeiro. No Século XIX, o número de Lojas prolifera, sendo fundada a Loja Comércio e Artes, no Rio, que pouco depois se subdividiria em três, criando o Grande Oriente do Brasil.

A Maçonaria teve grande influência na Independência do Brasil, tanto que, logo após o sete de setembro de 1822, D. Pedro I era aclamado Grão-Mestre.

Muitos movimentos da época trouxeram a marca da Maçonaria, como a Guerra dos Farrapos, a Sabinada e a Revolução Pernambucana. Nesta ocasião, políticos renomados tiveram a direção do Grande Oriente do Brasil como o Marquês de Abrantes, Barão de Cairu, Deodoro da Fonseca e o Visconde do Rio Branco, sem contar com as figuras de José do Patrocínio, André Rebouças, Luiz Gama, Campos Sales, Prudente de Morais, Silva Jardim, Lopes Trovão e outros.

Os selos divulgam os mais relevantes princípios e fundamentos da Maçonaria, como o de orientar no caminho da vida, animar e sustentar o homem em todas as dificuldades e adornar as ações, o caráter e o espírito do Maçom. Também instrui sobre a obrigação do aprendiz em desbastar a Pedra Bruta, desvencilhando-se dos defeitos e das paixões, que habita, preparando-se para a construção moral da humanidade, a verdadeira obra da Maçonaria. A ascensão dos Maçons que, pela fé e pelo esforço, tiverem conseguido transformar a Pedra Bruta em Pedra Cúbica, é outro aspecto valorizado pela Maçonaria e perpetuado por esta emissão.

O valor do selo postal como veículo de divulgação cultural conduziu à prática da Filatelia Maçônica, por volta dos anos 50, fato que levou à fundação do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, em 1972, seguido por outros, bem como à realização de inúmeras exposições filatélicas sobre esse importante tema, contribuindo imensuravelmente para a difusão dos princípios da Maçonaria no mundo.


Laelso Rodrigues
Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil