Estandarte da PAEL    A Maçonaria      Fale Conosco     Home

Quatro Coroados

Loja Maçônica De Pesquisas Quatuor Coronati


No dia 8 de novembro do ano 312 de nossa era, foram descobertos os corpos de CARPÓFARO, SEVERIANO, SEVERO e VITORINO - "Os Quatro Coroados" (QUATUOR CORONATI) martirizados por Diocleciano I. O que chamou a atenção foram coroas de ferro fixadas a marteladas no alto das cabeças dos quatro através de longos cravo em forma de punhal.

Descobriram que aqueles "Quatuor Coronati" eram obreiros do maço e do cinzel convertidos à fé cristã e contrários a esculpir estátuas de deuses pagãos. Por isso foram condenados, açoitados, encerrados em barris e lançados num rio.

A Maçonaria comemora, em todo o mundo, no dia 8 de novembro, a memória dos "Quatro Coroados" e nós, da G.´.L.´.M.´.M.´.G.´., o 1º Aniversário da "LOJA MAÇÔNICA DE PESQUISAS QUATUOR CORONATI - PEDRO CAMPOS DE MIRANDA".

No dia 22 de outubro do ano passado, vinte e oito Mestres Maçons reuniram-se com o objetivo de fundar a LOJA e elegeram sua primeira Diretoria. O Decreto Nº1.713 do Grão-Mestrado foi publicado em 8 de novembro de 2007 criando oficialmente, no âmbito da G.´.L.´.M.´.M.´.G.´., com base no Landmark de número 7, na Constituição e Leis da nossa Potência, a "LOJA MAÇÔNICA DE PESQUISAS QUATUOR CORONATI - PEDRO CAMPOS DE MIRANDA".

- Quando aceitamos encarar a criação da "LOJA MAÇÔNICA DE PESQUISAS QUATUOR CORONATI - PEDRO CAMPOS DE MIRANDA" e dirigí-la como seu primeiro Venerável, foi confiando na existência e constância de excelentes Irmãos que almejam a retomada dos Autênticos Princípios da Maçonaria Universal. A idéia não partiu de uma só pessoa, mas de muitos outros valorosos Irmãos que, desde muito tempo, reivindicavam junto à G.´.L.´.M.´.M.´.G.´. a criação de uma Loja de Pesquisas.

Criada a LOJA, logo nos defrontamos com a fatuidade de uns poucos que só se dispunham a comparecer, colaborar e participar "sob determinadas condições". Permanecemos inabaláveis, pois a vida nos ensinou que essas atitudes fazem parte das características humanas que, mais cedo ou mais tarde, são suplantadas pela marcha inexorável do progresso. Em todo movimento evolutivo há os que projetam a sombra de suas dificuldades no caminho daqueles que assumem iniciativas. Presenciamos isso com naturalidade e, felizmente, os poucos "barulhentos " que questionaram nossos propósitos foram os que mais ajudaram na divulgação da LOJA! pois, nos dias de hoje, ninguém se deixa levar por críticas tendenciosas; os que se interessam por Maçonaria vieram à LOJA para conferir, renderam-se às evidências e juntaram-se a nós.

O significado profundo da Maçonaria às vezes nos escapa devido à inércia: permanecemos apenas na superfície vendo fechados, diante de nossos olhos, os caminhos do progresso. A verdadeira Maçonaria deve ter como finalidade tornar melhores os homens. Para compreendermos "porque nos reunimos aqui" é indispensável a própria purificação moral. Primeiro, com o intelecto. E quando este ficar iluminado será acesa a chama do amor em nossos corações. Só assim a Luz se transmuda em Vida e os conceitos em AÇÃO.

Estamos comemorando o PRIMEIRO ANIVERSÁRIO constatando que nenhuma Sessão foi cancelada e todos os expedientes foram cumpridos. Estamos reconhecidos em muitos Estados da Federação que, inclusive, trocam correspondência conosco solicitando orientações e o "know how " que estamos adquirindo.

Algumas Grandes Lojas e Grandes Orientes do exterior mantiveram correspondência conosco. "The Quatuor Coronati Lodge No. 2076 " filiada à "United Grand Lodge of England ", manteve contato conosco desde o início de nossa formação fornecendo-nos dados fundamentais sobre o Rito adotado e a natureza dos trabalhos que eles desenvolvem. Através de seu Secretário, Bro.Clive Moore, recebemos, pelo correio postal, uma proposta pessoal de filiação no "Quatuor Coronati Correspondence Circle ". Ao mesmo tempo, graças ao empenho da Grande Secretaria de Relações Exteriores da G.´.L.´.M.´.M.´.G.´., a "Loja de Pesquisas Quatuor Coronati Pedro Campos de Miranda" passou a integrar o catálogo "LIST OF LODGES- 2009" da Pantagraph Printing. Noutras palavras: "as coisas assumem força quando têm que acontecer".

Uma vez que a Loja de Pesquisas abriga Maçons de diversas Lojas jurisdicionadas à G.´.L.´.M.´.M.´.G.´., reina e impera a IGUALDADE nas reuniões da Loja. Não fazemos exigências financeiras e as questões administrativas são decididas com simplicidade e sem perdas de tempo, pois nossos objetivos vão além da burocracia e do excesso inútil de papéis.

Admitimos em nossos trabalhos TODOS os Maçons de todos os Graus e de todas as Potências e Obediências reconhecidas pela G.´.L.´.M.´.M.´.G.´.

Circunscrevemo-nos aos princípios e objetivos originais da Ordem conforme constam de nossos rituais e leis:

a) ajudar os Maçons interessados no estudo e na pesquisa e torná-los dignos de sua missão no seio da Ordem;
b) não impomos nenhum limite à investigação da Verdade;
c) abstemo-nos de toda e qualquer discussão sobre matéria político-partidária ou religiosa com a convicção de que as grandes mudanças começam nas mentes, nas atitudes e no comportamento dos homens. As transformações que marcam as retomadas de caminho dependem da EVOLUÇÃO PESSOAL, espiritual e moral das pessoas;
d) em nossos estudos buscamos contestar a ignorância em todas as suas modalidades sem, contudo, perder de vista a TOLERÂNCIA e o ESPÍRITO DE FRATERNIDADE;
e) propomo-nos a construir uma escola com programas compatíveis aos realizados por outras instituições da G.´.L.´.M.´.M.´.G.´. (Biblioteca Mário Behring, Escola Maçônica etc.);
f) não pretendemos "ensinar Maçonaria" nem criar modelos para serem seguidos. Mas, queremos que as Lojas Simbólicas tragam para as Sessões da Loja de Pesquisas suas propostas, questionamentos, trabalhos culturais e descobertas levadas a efeito em suas Oficinas ;
g) queremos encorajar aos Maçons sinceros, especialmente os mais jovens e que tenham idéias próprias, pois é o MÉRITO que conduz os destinos do HOMEM.

Acima de tudo, queremos retribuir a confiança dos 28 Mestres Maçons que fundaram e elegeram esta primeira Diretoria. Reiteraramos nosso comprometimento de trabalharmos limpos e puros, justos e perfeitos, conquistado um número cada vez maior de filiados e assíduos freqüentadores - não uma multidão, pois nem todos estão afeiçoados ao estudo ou dispõem de tempo para esse tipo de atividade - mas àqueles que serão suficientes para influenciar, em médio prazo e mediante o EXEMPLO, os destinos da Ordem Maçônica.

O que importa num pesquisador não é a quantidade de conhecimento acumulado nem o número de livros que tenha lido, e sim o caráter autêntico de Maçom, sua qualidade legítima de Construtor de Templos à Virtude como o foram os Quatro Coroados.

Tenham vocês cargo ou não, sejam AAp.´. ou CCom.´., estão convidados a participarem desta base de apoio e fazerem a necessária "decolagem". Só assim promoveremos o retorno às origens maçônicas, MODERNIZANDO sem perder a TRADIÇÃO.

Parabéns a todos!!!

T.´.F.´.A.´. do
José Maurício Guimarães, 33° - M.´.I.´.
Venerável Mestre da "LOJA MAÇÔNICA DE PESQUISAS QUATUOR CORONATI - PEDRO CAMPOS DE MIRANDA"