Fale Conosco       A Maçonaria       Estandarte da PAEL       Home

Viagem ao Santuário do Caraça      

  Estou muito feliz pelas importantes obras que vieram beneficiar, não só o Santuário do Caraça, mas a todos que com ele mantêm vínculos afetivos, bem como àqueles que têm planos de conhecê-lo. Da penúltima vez que o visitei - início do Governo Itamar Franco - fiquei decepcionado com o lastimável estado da rodovia, a partir do trevo Santa Bárbara(MG), daí ter demorado quase três anos para nova visita. A única via disponível, por asfalto, era a BR-262, que nos assusta pelo elevado índice de acidentes, distante 120km de Belo Horizonte(MG).

Retomei de lá neste início de semana com o coração transbordando de alegria, compartilhada com minha esposa e duas pesquisadoras do RJ que nos acompanharam, pois o Santuário havia sido todo restaurado, assim como outras instalações importantes que compõem o complexo. A comida caseira continua excelente e farta, acomodações muita limpas e, como novidade, vinhos de boa procedência para equilibrar as baixas temperaturas daquela região. Além da visita diária do lobo guará, uma vez por mês o visitante é brindado com um concerto no centenário órgão do Santuário por um renomado professor desta Capital, dentre outras atrações.  


O parque abriga também espécies animais raras como o lobo guará, o sauá ou guigó, onça parda e dezenas de espécies de pássaros, alguns raros como o beija-flor-de-gravatinha, um dos menores do mundo. Uma das principais atrações turísticas do local é a presença dos lobos guarás.
A natureza é deslumbrante, triunfa e domina tudo. O local, com mata nativa intacta, foi transformado em Parque Natural em 1989.
 

A principal via de acesso, a partir do trevo Santa Bárbara, estava toda recapeada com asfalto de excelente qualidade, faltando apenas a sinalização em alguns trechos do percurso. Outra informação importante para as pessoas residentes na zona da Mata Mineira, no RJ, parte de SP(via Dutra) e Sul de Minas que pretendem visitá-lo é a nova via alternativa asfaltada de Mariana até Santa Bárbara(MG), e a de Ouro Preto(MG) no mesmo traçado da antiga estrada, conhecida como "Estrada d'el Rei" até a BR-040. As pessoas procedentes do RJ e das outras regiões citadas poderão entrar no trevo para Ouro Branco(MG), entre Conselheiro Lafaiete(MG) e Congonhas(MG), ao invés da antiga via de acesso: o trevo BR 040/Ouro Preto, próximo de Belo Horizonte(MG), com grande economia de tempo e de quilometragem.

De parabéns o atual Diretor do Caraça, Reverendíssimo Padre Célio Dell' Amore, o Governador Itamar Franco e seu Secretário de Cultura, jornalista Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, e a todos nós que amamos aquele admirável recanto de paz e de reflexão que a Mãe Natureza esculpiu e vem sendo ornamentado pelos homens de boa vontade.

Maiores informações nos seguintes endereços: Telefax (31)3837-2698
Site: www.acesso.com.br/aealac
E-mail: pbcm@acesso.com.br
Belo Horizonte(MG), 26 de agosto de 2002.

l Colaboração: Wilson de Araújo Barros