A Maçonaria      Fale Conosco     Home

Estandarte da PAEL-GOEMG-GOB

Resumo do Significado

  Descrição do Estandarte

Respeitados o tamanho e o formato convencionais para estandartes, buscamos a aglutinação de elementos que, na simbologia usada pelo Grande Oriente do Brasil, bem pudessem caracterizar um estandarte Maçônico. Valemo-nos do retângulo áureo, que é considerada a mais agradável forma geométrica à vista.

Sua proporção é verificada, desde os edifícios da Grécia antiga até as obras de arte, Leonardo Da Vinci, em um de seus desenhos representando um velho que, possivelmente, é seu auto-retrato, sobrepôs um quadrado dividido em retângulos que se aproximam do retângulo áureo e que ajudou a ilustrar um livro que tratava dessas proporções.

Essa proporcionalidade é a relação entre quaisquer dois números adjacentes da escala de Fibonacci. Depois dos três, ela se repete e é denominada relação de ouro ou seção de ouro, que sempre intrigou os entendidos durante séculos, face sua relação com a estética. Tal relação é de 1: 1,618 e aparece nos pentágonos, nos círculos, nos decágogos e, mais precisamente, no retângulo áureo, cujos dois lados estão entre si como números mágicos.


A referida proporção pode ser assim demonstrada:        B           A+B     =     A        ou seja,
                                                                                                 A              B
                                                                                        
A

- O todo está para o maior, assim como o maior está para o menor .
-
Nosso estandarte mede O,97m X 1,57m.

Todo o campo do estandarte em blau - cor da Maçonaria Simbólica de São João (Maçonaria Azul) -significando a justiça, a formosura, a serenidade, o ar, a lealdade, a fortaleza etc.

Em volta temos as cores da Assembléia azul, vermelho e branco.

Em Heráldica, o ouro simboliza a clemência, a generosidade, o esplendor, o amor, a saúde, a prosperidade, a alegria, o ardor, a força, a riqueza, o descortínio, o poder, a autoridade etc. Uma dupla cercadura desse metal, em forma de um duplo circulo que nos ensina o poderoso ritmo da criação, onde esta inserido o mapa de minas bem como o compasso sobre o esquadro representando o grau de mestre entre a base do esquadro temos a cidade de Belo Horizonte sede da Poderosa Assembléia e para compor o conjunto temos a legenda "URBI ET ORBI" que significa da cidade para o mundo dando assim um caráter universal da Maçonaria.

Ornando o conjunto temos ramos de acácia com um total de 162 folhas simbolizando também à corda de oitenta e um nós tão significativa para nós, estes ramos estão separados por três cubos que fornam em linhas invisíveis um triângulo equilátero.

Abaixo do arco de acácia temos uma colmeia representada por três eneágonos.

E na parte de baixo outros ramos de acácia com trinta e três folhas representando o 33 graus da Maçonaria.

IR
\ Alysson de Campos Fornero, Deputado pela Loja General Moreira Sampaio, 1.629 -
OR
\ de Belo Horizonte-MG - Elaborador do Estandarte e Logomarca da PAEL-GOEMG-GOB